Admitimos aqui que há significativas diferenças entre as diversas culturas disciplinares no tocante aos modos de produção, interpretação e consumo de gêneros acadêmicos (HYLAND, 1997, 2000, 2002) e fazemos coro à ideia de que a escritura acadêmica envolve letramentos situados e complexos, marcados por acordos parciais e práticas implícitas e, muitas vezes, invisibilizadas (YLIZOKI, 2000; MORALES, CASSANY, 2008; NAVARRO, 2014), a exemplo do gênero Parecer de Periódico, objeto de estudo da nossa investigação. Esse gênero, no cenário brasileiro, não foi muito pesquisado, mesmo diante de seu poder de aculturação na comunidade científica. Diante disso, o objetivo central do nosso trabalho é analisar as ações retóricas e os propósitos comunicativos predominantes no gênero de discurso Parecer de artigos de periódicos na área de linguística, tomando como parâmetro as crenças dos pareceristas relacionadas à avaliação do mérito e da qualidade assumida dos artigos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, analisaremos 120 pareceres e faremos entrevistas com 12 pareceristas, 4 editores e 12 autores que submeteram suas pesquisas aos periódicos da área de linguística que cederam os pareceres para esta pesquisa. Feito isso, será realizada a triangulação dos dados encontrados para verificarmos aproximações, distanciamentos e/ou contradições entre as informações e os pontos de vista presentes nos pareceres. Nossa hipótese, até o presente momento, é que haja uma tendência marcante em valorizar os aspectos da textualidade e uma preocupação menos evidente com originalidade e contribuição social da pesquisa, o que sugere prevalecer a ideia de que o parecerista, na área de linguística, tenha mais uma postura de revisor do texto do que de revisor de uma pesquisa inédita.