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Banca de DEFESA: GUSTAVO RUY RIBEIRO LUSTOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO RUY RIBEIRO LUSTOSA
DATA: 31/10/2016
HORA: 09:00
LOCAL: MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS / CCHL
TÍTULO: SOBRE O CONTO INSÓLITO NA LITERATURA PORTUGUESA DO SÉCULO XX: RELENDO SÁ CARNEIRO, ALMADA NEGREIROS, AQUILINO RIBEIRO E TEIXEIRA GOMES
PALAVRAS-CHAVES: Insólito. Conto Português. Teoria narrativa.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O conceito de insólito, como uma espécie literária que agrega gêneros cuja composição
narrativa baseia-se na subversão da expectativa realista da percepção de fatos e suas respectivas
implicações causais, configura-se como ponto de partida para o presente empreendimento analítico.
Decorrendo disso, textos artísticos (tecido verbal modelizado, elaborado e de coerência relativa)
serão observados no sentido de depreender mecanismos de produção de sentido (estratégias
narrativas). Então, partindo do exposto, depreende-se que exista, por exemplo, um dado texto X que
é constituído por estratégias narrativas que, em sua totalidade, “brincam” com a  subversão da
expectativa realista, levando em conta a verossimilhança interna e/ou externa da obra em prosa de
ficção. Essa ideia tem um caráter especialmente correferencial no que diz respeito à expectativa
gerada por um pragma perceptivo e possibilidades  de subversão em virtude de fenômenos
perceptivos. De outra forma, pode-se considerar a questão como uma convergência de
subjetividades, a dos personagens e a do próprio leitor, o leitor implícito ou modelo. O percurso  
MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS / CCHL
Campus Universitário Petrônio Portela
Bairro Ininga – Teresina – Piauí – CEP 64049-550
Telefones: (86) 3215-5794 / 3215-5942 – E-mail: posletras@ufpi.br
 
argumentativo se servirá da flexibilidade teórica proporcionada pelo conceito de insólito e sua
possibilidade de ser uma matriz analítica que, confluindo com conceitos de teoria narrativa, permita
analisar o corpus eleito nos contos: A estranha morte do professor Antena, de Mário de Sá Carneiro;
O cágado, de Almada Negreiros; Sede de sangue, de Teixeira Gomes; A reencarnação deliciosa, de
Aquilino Ribeiro. Pretende-se defender que os contos em causa, consideradas suas particularidades,
pertencem ao insólito. Tem-se como objetivos específicos: a) apresentar a noção/conceito de insólito
ficcional b) Identificar os temas insólitos abordados em cada uma das narrativas escolhidas; c)
Descrever as estratégias discursivas empregadas nas narrativas analisadas para melhor
compreender a sua produção de sentido; d) Justificar a presença da contística insólita na literatura
portuguesa revisitando autores que são pouco conhecidos pela sua produção na seara do insólito
ficcional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1624524 - ERICA RODRIGUES FONTES
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Presidente - 1167869 - SAULO CUNHA DE SERPA BRANDAO
Notícia cadastrada em: 25/10/2016 17:01
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