Letramento e competência comunicativa: uma análise etnográfica na escola e na comunidade
Letramento. Competência comunicativa. Etnografia. Escola. Comunidade.
O presente projeto tem como finalidade investigar a competência comunicativa de leitura e escrita como práticas sociais dos alunos de Ensino Médio de uma escola da rede pública de Teresina-PI nos eventos comunicativos de que participam no contexto sociocultural em que estão inseridos. Para a proposta em questão utilizaremos os aportes teóricos dos estudos sobre competência comunicativa de Gumperz e Hymes (1972), Saville- Troike (1982), Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Matencio (2004) etc., bem como dos estudos sobre letramento de Kleiman (1995,2005), Lopes (2006), Marcuschi (2001,2005), Soares (2002,2012), Rojo (2009), Street (2012), dentre outros. A metodologia adotada para a pesquisa é de natureza qualitativa, baseada nos procedimentos de caráter descritivo e interpretativo da Etnografia, conforme abordagem sociolinguística da Etnografia da Comunicação. Tratando-se de um estudo que vise discutir aspectos da competência comunicativa a partir da perspectiva das práticas de letramento socialmente situadas, esperamos que seus resultados possam vir a contribuir para as áreas dos Estudos da Linguagem e da Educação, na medida em que propõe reflexões acerca do papel da instituição escolar com a ampliação da competência comunicativa dos alunos e da influência do letramento(s) na apropriação de conhecimentos e habilidades desses sujeitos.