Gênero Artigo acadêmico: um estudo comparativo da organização retórica em diferentes culturas disciplinares
Gênero Artigo Acadêmico. Organização retórica. Propósito comunicativo. Comunidade discursiva. Cultura disciplinar.
Considerando-se uma variedade de estudos realizados no campo da Análise de gêneros, observamos que nos últimos anos, os gêneros da esfera acadêmica têm despertado o interesse dos pesquisadores. Dentre estes, o artigo acadêmico é considerado o gênero de maior prestígio na produção, distribuição e consumo do conhecimento científico que é empreendido nas universidades em diferentes áreas do saber. Por esta razão, esta pesquisa faz um recorte em tal gênero, selecionando como objeto de estudo a seção de Introdução, pois entendemos que esta constitui uma espécie de planejamento global que sintetiza os principais aspectos abordados na pesquisa, tendo em vista contextualizar o leitor, conduzindo-o a compreensão da desta, além de ser determinante para convencer uma dada comunidade disciplinar em termos de publicação e validação de pesquisas. Assim, o objetivo geral deste projeto consiste em investigar a organização retórica da seção de Introdução do gênero artigo acadêmico experimental em duas culturas disciplinares distintas: linguística e pedagogia. O corpus inicial é constituído por cinquenta e seis exemplares, sendo vinte e oito de cada área, selecionados em periódicos Qualis A1, entre os anos de 2014 e 2015. Para efeito de análise, adotamos como ferramenta teórico-metodológica o modelo CARS de Swales (1990) e suas contribuições sobre comunidades discursivas (1990, 2004), os aportes teóricos de Aranha (1996), Bernardino (2007), Motta-Roth e Hendges (2010) e Costa (2015) sobre o artigo acadêmico, além dos pressupostos teóricos de abordagem sociorretórica, considerada aqui como a combinação dos Estudos de Inglês para Fins Específicos (SWALES, 1990; BATHIA, 2004) e dos Estudos Retóricos de Gênero (MILLER, 2012 [1984]; BAZERMAN, 2011) e a noção de comunidade e cultura disciplinar (HYLAND, 2000, 2009). Os resultados parciais indicam que a organização retórica da seção de introdução do gênero artigo acadêmico experimental difere em alguns aspectos em cada cultura disciplinar, tendo em vista que cada cultura possui suas crenças, valores, convenções e que os membros experientes destas comunidades discursivas são influenciados por estas especificidades quando organizam seus textos.