PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE EJA – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA
Letramento. Leitura. Escrita. Eventos e práticas de letramento. Educação de Jovens e Adultos.
O objetivo do presente estudo é investigar os eventos e práticas de letramento a partir dos quais se efetiva a Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 8° ano numa escola pública municipal de Teresina, Piauí. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, o que implica no contato direto do pesquisador com o campo pesquisado, tomando o objeto de pesquisa como processo e não como produto final. Assim, este estudo está sendo feito por meio de uma pesquisa de campo. Os dados coletados para este estudo são contextos reais de sala de aula do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Teresina, a partir de questionários respondidos pelo professor da turma e pelos alunos, contemplando questões abertas e fechadas, observação participante, notas de campo, gravações em áudio e entrevistas. Utilizamos como fundamentação teórica Street (2014), Kleiman (1995), Soares (2010), Bortoni-Ricardo (2004/2008), Gadotti (2011), Mollica e Leal (2009), Kato (1986), Antunes (2003), Lopes (2006), dentre outros. A partir dos dados coletados será possível traçar desvelar como ocorrem os eventos e as práticas de letramento na referida turma da Educação de Jovens e Adultos.