A referenciação em cartazes de campanhas publicitárias socioeducativas: um diálogo entre o verbal e o não verbal.
texto, multimodalidade, referenciação
Este trabalho tem como objetivo investigar as relações presentes entre as linguagens verbal e não verbal na estrutura composicional de textos multimodais, particularmente do gênero cartaz socioeducativo, e, mais especificamente, descrever os processos referenciais envolvidos na construção de referentes homologados nesses textos por meio das linguagens verbal e imagética. Assumindo a concepção sociocognitiva do texto, a qual preconiza que este origina-se de um evento social, sendo o seu sentido construído colaborativamente pelos sujeitos em interação, acredita-se que o estatuto atual do texto sinaliza que sua concepção deva ir além dos limites materiais da superfície linguística.interacional, detentor de um caráter dinâmico e multifuncional, acredita-se também que este pode relacionar tanto elementos verbais como imagéticos na construção de objetos de discurso em textos multimodais. Assim, conjectura-se que a construção de referentes, que há algum tempo estavarestrita apenas a forma verbal, deva ampliar-se também em direção a outros modos semióticos, dentre eles as imagens. Como auxílio na interpretação dos elementos visuais presentes dos textos multimodais envolvidos nesta pesquisa, recorrer-se-á ao escopo da Gramática do Design Visual, a qual propõe uma sistematização do processo de leitura de imagens estáticas, semelhante ao que ocorre com elementos verbais. Deste modo, assumindo que o processo de referenciação seja sociocognitivo e De acordo com os objetivos a serem atingidos neste trabalho, a metodologia utilizada será de cunho qualitativo com análise descritiva dos dados. Para tanto, foi selecionado um corpus de 10 cartazes de Campanhas Publicitárias Socioeducativas, relativas ao respeito às leis de trânsito e cuidados com a saúde. Com o desenvolvimento desta pesquisa, tem-se o intuito de demonstrar que o processo de referenciação em textos multimodais pode ocorrer entre mais de um modo semiótico, sendo essa relação de interdependência fundamental para a construção dos sentidos do texto, bem como demonstrar que os referentes podem ser homologados não só por expressões verbais, mas também por meio de elementos imagéticos.