ELEMENTOS DE CONSAGRAÇÃO NO CAMPO DE PRODUÇÃO CULTURAL DA CONTEMPORANEIDADE LITERÁRIA BRASILEIRA: o caso de Cinzas do norte, de Milton Hatoum
Espaço. Regionalismo universal. Milton Hatoum. Cinzas do norte. Pierre Bourdieu.
O objetivo desta dissertação é analisar como a teoria do espaço é usada em termos literários e como se apresenta nas obras contemporâneas, no caso, o romance Cinzas do norte (2005), de Milton Hatoum. O problema do espaço, tanto para a teoria literária quanto para as teorias históricas e sociológicas, é muito recente e possui diversas conotações. Primeiramente, retrata-se a teoria do espaço relacionando-a a Fernand Braudel (1987), Gaston Bachelard (2008), Edward W. Said (2011), Pierre Bourdieu (1996), James Wood (2012), Ligia Chiappini (1995) et al. Depois, mostra-se como a teoria do espaço se mostra em Cinzas do norte e quais estratégias literárias são utilizadas por Milton Hatoum, que propiciam a passagem do regionalismo ao universalismo no romance supracitado, ao verificar a importância do “regionalismo universal” do autor. Salienta-se que existe na obra uma representação da cultura original brasileira, especialmente da cultura do norte do país, com seus mitos, lendas e modos de ser particulares, mas tais temas não estão presentes na obra mencionada como uma saída estratégica ou um apelo para o público leitor erudito e /ou de massa, mas sim como uma alternativa relevante, tão verdadeira e útil quanto qualquer outra forma de contemplar o mundo em amplo espectro. Por fim, a partir dos conceitos do sociólogo francês Pierre Bourdieu, demostra-se que as estratégiasde utilização do espaço são típicas dos ficcionistas para, entre outros achados, assegurar o êxito de suas obras no campo de produção cultural da literatura – no caso da presente dissertação, com o romance de Milton Hatoum, Cinzas do norte.