O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA EM UM CURSO DE INGLÊS INSTRUMENTAL
Leitura. Língua inglesa. Estratégias de Leitura.
Este trabalho de pesquisa tem por objetivo expor as observações e reflexões obtidas em um curso de leitura de inglês instrumental projetado para esse fim. A intenção respaldou-se na introdução das estratégias de leitura como um dos meios para melhorar a compreensão de textos escritos em língua inglesa. O curso foi ofertado em uma escola da rede pública para alunos e professores. Na fundamentação teórica desta pesquisa abordamos o conceito e os modelos de leitura, bem como a leitura em língua estrangeira, os autores Moita Lopes (1988), Dell’isola (2001), Leffa (1996) comentam sobre leitura; Meurer e Heberle (1993) e Carrel (1988) relatam a teoria dos esquemas e sua importância, Grabe (1993), Kintsch e van Dijk (1978), Rumelhart (1977) se coadunam com o modelo de leitura interativo. Smith (1998) e Goodman (1988), se alinham com os modelos de leitura descendente, Silveira (2005) expõe sobre a metacognição e estratégias de leitura, Aebersold e Field (1997) se referem aos tipos de esquemas, Araújo et al (2002) trata das estratégias de leitura com textos em língua estrangeira, PCNs (1998), Rego (2008) e MORATO (1988) comentam a teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky, entre outros. A abordagem metodológica escolhida foi à pesquisa-ação (THIOLLENT, 2008), a pesquisa bibliográfica (OLIVEIRA, 2013; LAKATOS, 1992) e a pesquisa qualitativa (GODOY, 1995; SILVA, 2012). Os dados foram feitos a partir da coleta dos meses de Março a Junho de 2013 através das respostas provenientes de três questionários aplicados em sala de aula pela pesquisadora. A interpretação das observações dos participantes desse curso está fundamentada em torno de temas predominantes sobre as reflexões deles no que diz respeito às suas expectativas do curso, o conhecimento da língua inglesa, a leitura em língua estrangeira e as estratégias de leitura. A análise dos dados coincidiu com as expectativas de melhoras na leitura de textos em língua estrangeira, especificamente, a língua inglesa.