O PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO E OS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO
Pragmática. Livro didático. Ensino.
O objetivo deste estudo é examinar o enunciado das questões em atividades do livro didático tendo como foco o Princípio da Cooperação. A leitura de alguns trabalhos como de Antunes (2003) e Marcuschi (2005) nos motivaram a busca em saber a relevância das máximas de cooperação para a compreensão e posterior resolução das atividades do LD, como elas contribuem para o ensino de língua materna. Para isto nos apoiamos na teoria Armengaud (2006), Costa (2008), Grice (1975 [1967]), Levison (2007), Marcondes (2005) e Moura (1999). Sobre o ensino de português e mediação pedagógica temos: Antunes (2003) e (2007), Bortoni (2013), Geraldi (1997). Acerca do livro didático, Buzen (2009), Brasil (1998), Marcuschi (2001) e Rangel (2005), ainda outros autores fundamentam nosso corpo teórico. Para realização da pesquisa adotamos o método qualitativo descritivo, logo descrevemos o que constatamos no livro didático e nas aulas observadas. A partir de nossa investigação teórica vimos que o ensino de língua portuguesa vêm se distanciando de uma postura que outrora estava mais centrada no código, mas, apesar da existência do debate que confronta a língua em função do que com ela os seus usuários podem realizar, ainda é notório a presença de questões nas atividades do LD, que demonstram o entendimento da língua como instrumento de comunicação não problematizado.