A atuação de pessoas pouco escolarizadas em práticas sociais que envolvem leitura e escrita: uma abordagem etnográfica.
Letramentos. Leitura. Escrita. Analfabetos. Práticas sociais.
Letramentos são práticas sociais que envolvem o uso da leitura e da escrita. Adotando essa perspectiva, este trabalho tem como objetivo investigar como pessoas analfabetas ou com baixa escolaridade atuam em práticas sociais que exigem conhecimento dessas habilidades. A presente investigação insere-se nos moldes da pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica. Por isso, a metodologia foi desenvolvida por meio da observação-participante da atuação dos colaboradores em práticas de letramento, bem como através da análise dos relatos de suas experiências cotidianas. Para esse estudo, foi escolhida a comunidade do bairro Santa Inês, localizado na cidade de Altos-PI, da qual foram selecionadas cinco famílias, centrando-se mais precisamente nos chefes de famílias, porque de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas - IBGE (2011), a faixa etária de 50 anos ou mais apresenta o maior número de pessoas analfabetas. Para fundamentar este trabalho, busquei apoio teórico em: Street (1982, 1991, 1995), Marcushi (2001), Kleiman (1995), Soares (2000), Lopes (2006), Ferraro (2000), Kato (1986), dentre outros. A princípio, posso afirmar que os colaboradores desta pesquisa são pessoas que participam ativamente das práticas de letramentos que envolvem atividades do lar, da igreja, da cidade e, enfim, de todos os contextos que fazem parte da sua vida cotidiana. São sujeitos ativos que, no curso das suas vidas, foram adquirindo meios diversos de compensar a ausência da alfabetização escolar. Com isso, foram incorporando saberes por meio de práticas adquiridas em seu dia a dia para responder a questões que exigem uma resposta imediata.