Ler e escrever academicamente constituem-se como uma das evidências de que um sujeito se apropriou de práticas sociais relativas ao domínio dos gêneros que circulam em seus campos de conhecimento. No entanto, pesquisas sobre letramentos acadêmicos apontam tensões e dimensões ainda escondidas no domínio dessas práticas mesmo entre membros já inseridos em suas comunidades. Esta pesquisa qualifica-se como um estudo de caso único situado na comunidade de engenharia de materiais, a partir das reflexões teóricas ancoradas nos estudos de gêneros textuais/discursivos e no quadro dos letramentos acadêmicos, cujo objetivo geral visa investigar as dimensões retórico-linguísticas no quadro dos letramentos acadêmicos sobre a trajetória de (re)elaboração do projeto de pesquisa de um mestrando da comunidade de engenharia de materiais, no evento de letramento orientação acadêmica, elencando os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar as práticas de letramentos acadêmicos no contexto das histórias de letramentos do mestrando e de sua orientadora; b) mapear práticas disciplinares da comunidade de engenharia de materiais e dados retórico-linguísticos subjacentes ao gênero projeto de pesquisa nessa comunidade; c) descrever o processo de organização retórico-linguística do projeto de pesquisa, tendo em vista a trajetória de (re)escrita desse gênero; e d) analisar as interfaces entre práticas de letramentos e aspectos retórico-linguísticos e disciplinares constitutivos da (re)elaboração do projeto de pesquisa do mestrando. A abordagem teórico-metodológica respalda-se em autores como Bakhtin (2011), Bazerman (2006, 2015), Bazerman e Prior (2021), Devitt (2004, 2020), Miller (2009), Bezerra (2017), Bawarsh e Reiff (2013), Alves Filho (2018), Swales (1990, 2016), Motta-Roth (2013) entre outros para subsidiar reflexões em torno dos gêneros; na perspectiva dos letramentos acadêmicos, destacamos autores como Lea e Street (1998); Street (2001, 2003, 2010, 2013, 2014, 2017), Lillis (2008), Fischer (2007); Fiad (2011, 2015), Lillis e Curry (2010) etc. Matteo (mestrando) e Alfa (orientadora) são os participantes que, enquanto membros da engenharia de materiais, colaboraram para a geração de dados, os quais incluem as conversas oriundas das entrevistas realizadas em mais de uma etapa e das conversas cíclicas, comentários em torno do projeto de pesquisa e suas versões escritas (primeira escrita, a versão com correções e versão final), parecer do projeto de pesquisa e informações documentais retiradas das diretrizes dos cursos de engenharia, do relatório da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal) sobre as engenharias na última avaliação, bem como dados de um manual de introdução ao curso de engenharia. Os resultados parciais consistem dos dois primeiros objetivos específicos realizados, através dos quais constatamos que: os participantes ao longo de suas histórias de letramentos realizaram em diferentes práticas de leitura e escrita gêneros variados, indicando uma diversidade de práticas discursivas. No quadro dos letramentos acadêmicos, a orientadora se apresenta como insider em sua área enquanto o mestrando apropria-se de um discurso enquanto membro ativo da comunidade ainda em processo de socialização nas práticas da engenharia de materiais. Além disso, o projeto de pesquisa é concebido nas práticas letradas dos participantes como um gênero relevante no contexto da pesquisa, ampliando suas funções sociais também para propósitos pedagógicos e burocrático. A apropriação das práticas disciplinares da engenharia de materiais é constitutiva dos letramentos acadêmicos desses participantes, tendo em vista o modo como se posicionam nessa comunidade, bem como a partir do quadro de gêneros discursivos nas práticas letradas atinentes à história de letramentos deles na engenharia de materiais.