DO ROMPIMENTO DE BARREIRAS (QUASE) INTRANSPONÍVEIS ÀDISPOSIÇÃO DE SE LANÇAR: ASSIS BRASIL NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO DOS ANOS DE 1960 E 1970.
Mercado editorial brasileiro, Cenário cultural brasileiro, Assis Brasil
Tendo em vista a análise da postura do escritor piauiense Assis Brasil ante o mercado editorial e suas complexidades durante o período da ditadura militar no Brasil, essa dissertação apresenta como base os impasses gerados a partir da busca desse escritor pela edição de suas obras em um meio permeado por leis específicas. A publicação da obra de Assis Brasil nos anos de 1960 a 1970 e o mercado editorial dessa mesma época, dentre outros aspectos, comungam dos mesmos entraves para a disseminação de uma produção cultural literária em consequência do período ditatorial em que se encontravam. Considerando tal questão, é de fundamental relevância para uma melhor compreensão dessa dissertação, os estudos de Roger Chartier sobre a história do livro, onde ele diz que antes e depois de Gutenberg, as estruturas fundamentais do livro eram as mesmas, porém sempre sujeitas às revoluções, incluindo aí as técnicas de impressão e publicação. Para tanto, vale ressaltar também a importância de se discutir, nesse trabalho, o cenário cultural brasileiro daquela época, bem como os agentes que nele atuavam, os escritores, os editores e os leitores numa abordagem defendida pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu ao apresentar sua concepção acerca do conceito de campo e as estratégias de entrada e permanência nesse campo. Por fim, foram abordadas, com mais detalhes, as estratégias de Assis Brasil e a luta pela inserção em um mercado e cenário cultural literário fortemente regidos por especificidades nem tão claras num período de fechamento político ferrenho.