Esta pesquisa tem como objetivo a análise do romance Harmada (2012) do escritor gaúcho João Gilberto Noll, a partir da perspectiva do cinismo defendido pelo alemão Peter Sloterdijk. Em seus estudos, Sloterdijk faz uma crítica à sociedade contemporânea, contrapondo o cinismo grego ao cinismo que ele chamou de moderno. Tal cinismo é definido por ele como "a falsa consciência esclarecida", suas discussões partem de uma categoria que parece organizar a forma de racionalização utilizada por parte da sociedade atual. Do exposto, passamos a analisar o romance esteticamente com base no método hermenêutico, de forma a mostrar como acontece a construção da identidade das personagens através das narrativas e o processo estético-ético da composição dos sujeitos com base nas personagens. Sobre a construção de bases teóricas e procedimentos metodológicos, a pesquisa fundamenta-se em estudos ligados à Literatura e Filosofia. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados a pesquisa é de natureza bibliográfica com abordagem qualitativa. Como suporte teórico temos os estudos de Agamben (2009;2013), Cândido (2010), Ricouer (2019), Sloterdijk (2012). Noll desde a sua consagração como escritor em 1980, vem reconfigurando os cenários da contemporaneidade em seus trabalhos e em especial Harmada. Assim, os resultados parcialmente alcançados revelam a presença do cinismo sloterdijkeano como um dos atributos dessa sociedade.