Esta pesquisa insere-se no âmbito dos estudos dos letramentos, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí/UFPI e lança o olhar para os letramentos e as identidades profissionais docentes, delimitando como objetivo principal investigar os letramentos e o processo de constituição da identidade profissional docente, na formação inicial dos estudantes do curso de Letras/Português/UFPI, haja vista o processo de graduação ser um momento de importantes decisões no que diz respeito ao reconhecimento e atuação dos sujeitos como profissionais, nesse caso, docentes. O estudo fundamenta-se, principalmente, nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento, tendo Street (1984, 2014), Kleiman (1995, 2005), Soares (2004) entre outros como referência básica para a proposta de letramento como construção social. Apoia-se ainda na Teoria Social de Identidade(s) como construção social fragmentada(s) e descentralizada(s) (HALL, 2006), as quais “não estão nos indivíduos, mas são construídas nas interações com as pessoas” (MOITA-LOPES, 2002, p.47) e por meio das narrativas de si (RICOEUR, 1997), inseridas nas relações de ordem intrapessoal, interpessoal e institucional, por isso, sempre em constantes mudanças. Por se tratar de um estudo que envolve aspectos socioculturais, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interpretativa, a qual contou com a participação de nove estudantes, matriculados no 8º período/2021, do curso de Letras/Português/UFPI. Os dispositivos metodológicos adotados para o procedimento de coleta de dados
foram narrativas autobiográficas escritas, fruto de seis telas de conversas realizadas com os nove sujeitos colaboradores da investigação. No que se refere ao aporte teórico-metodológico, consideram-se as narrativas um instrumento de mediação na revelação das identidades, fruto de reflexões de vida dos próprios sujeitos, de acordo com Passegi (2013), Josso (2010) e Warschauer (2017). O estudo apontou resultados relevantes do ponto de vista sociocultural e acadêmico-científico, evidenciando a constituição de uma identidade docente pautada em diferentes letramentos - construídos nas diversas esferas e contextos sociais -, negociada com as experiências realizadas durante toda a trajetória de vida dos sujeitos, destacando a formação inicial acadêmica como a instância principal de formação para a profissionalização. Os resultados conferem ainda às narrativas autobiográficas importantes espaços de (re)configuração da (auto)imagem dos sujeitos colaboradores e de (re)construção de suas identidades profissionais docentes, em formação inicial.