Aos interessados em participar da seleção para o Mestrado em Letras (biênio 2014-2016), antecipamos a divulgação das linhas de orientação, do corpo docente e do número máximo da vagas para cada orientador.
ÁREA DE ESTUDOS DE LINGUAGEM
BEATRIZ GAMA RODRIGUES
Linhas de orientação
- Estudos linguísticos sobre o desenvolvimento da competência leitora no ensino-aprendizagem de línguas.
- Novos letramentos em língua materna e línguas estrangeiras.
Temas prioritários:
- Desenvolvimento da competência leitora; multimodalidade; novos letramentos.
Número de vagas: até três
CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Linhas de orientação:
- A variação linguística, oralidade e letramento nas práticas, concepções e propostas de ensino de língua materna: como atividades na formação de professor.
- Variação linguística, oralidade e letramento em Teresina: práticas sociais, concepções e propostas de ensino de língua materna.
Temas prioritários:
- Variação Linguística, Sociolinguística Interacional, Sociolinguística Educacional, Etnografia, Pesquisa Colaborativa, Oralidade e Letramento.
Número de vagas: até duas
FRANCISCO ALVES FILHO
Linhas de orientação:
- Gêneros escritos: retórica e ideologia
- Dialogismo, polifonia e intertextualidade
Temas prioritários:
- Gêneros jornalísticos escritos; gêneros digitais; ação sociorretórica dos gêneros; affordances (perspectivas sociorretórica e sociodiscursiva); ensino de gêneros.
Número de vagas: até três
FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Linhas de orientação:
- Ensino de Língua e Mediações Tecnológicas: um estudo sociocultural sobre a percepção das TICs como artefatos didáticos por professores de línguas.
- Criação de Software educacional para o ensino de línguas.
Temas prioritários:
- Ensino de Línguas (materna e estrangeira) mediado pelo computador e outras tecnologias da informação e comunicação; Leitura de textos não-verbais, audiovisuais e hipertextuais; Tradução audiovisual (intralingual e interlingual).
Número de vagas: até três
IVEUTA DE ABREU LOPES
Linhas de orientação:
- Letramento, Sociolinguística (e áreas relacionadas), Sociolinguística educacional, ensino de Língua Portuguesa.
Temas prioritários:
- Ensino de Língua Portuguesa
Número de vagas: até duas
MARAÍSA LOPES
Linhas de orientação:
- Discurso, Mídia e Política.
- Dimensão Social da Linguagem e Ensino de Língua Materna.
Temas prioritários:
- Discurso midiático, instrumentos linguísticos, relação entre mídia e ensino de língua portuguesa, ensino de língua materna, constituição da língua nacional.
Número de vagas: até duas
MARIA ANGÉLICA FREIRE DE CARVALHO
Linhas de orientação:
- Sistemas de significação: estudo do texto e suas relações nos planos da expressão e do conteúdo.
- Leitura: ensino e aprendizagem.
Temas prioritários:
Formação de leitores; Materiais didáticos de língua portuguesa.
Número de vagas: até 2 (duas)
MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA
Linhas de Orientação:
- Descrição do Português em uma perspectiva Enunciativa.
- Ensino de Língua Portuguesa.
Temas Prioritários:
- Análise da construção de significação de elementos da gramática do português em situações efetivas de uso da língua nas modalidades oral e escrita.
- Identidade e variação de unidades lexicais (Teoria das Operações Enunciativas).
- Ensino de gramática em uma abordagem enunciativa.
Número de vagas: até três
SILVANA MARIA CALIXTO DE LIMA
Linhas de orientação:
- A intertextualidade imagética na construção de sentidos do gênero cartum.
- A construção do processo de recategorização no gênero charge: um estudo à luz da perspectiva sociocognitiva.
Temas prioritários:
- Referenciação e intertextualidade; a construção de sentidos de textos materializados nos mais diversos gêneros textuais, inclusive os digitais, com foco nos processos referenciais ou no aspecto da intertextualidade.
Número de vagas: até duas
RONALD TAVEIRA DA CRUZ
Linhas de orientação:
- Descrição da Língua Portuguesa: interface sintaxe-semântica.
- Filosofia da Linguagem: Frege, Marleau-Ponty, Foucault.
- Aquisição da linguagem oral e escrita.
- LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
Número de vagas: até três
ÁREA DE ESTUDOS LITERÁRIOS
ALCIONE CORREA ALVES
Linha de orientação:
- Margens e identidades plurais.
Temas prioritários:
Literaturas afrocaribenhas (em francês ou espanhol), em perspectiva comparada às literaturas afroamericanas; Literatura afrobrasileira, em perspectiva comparada às literaturas afroamericanas; Leituras e apropriações do cânone literário da França, em perspectiva pós-colonial.
Número de vagas: até duas
ANA MARIA KOCH
Linha de orientação:
- Estéticas na literatura contemporânea: Intextualidade e História.
-Temas prioritários: Experimentação em formas narrativas na Literatura contemporânea; Reflexão sobre a relação entre novas construções narrativas e a tradição: Estética.
Número de vagas: até três
ÉRICA RODRIGUES FONTES
Linhas de orientação:
- Literatura e Teatro; Literatura, História e Memória Cultural; Literatura e Políticas do Contemporâneo
- Temas prioritários: arte (teatro e música) no ensino de língua inglesa e literatura, a voz do oprimido na literatura, performance de literatura e teatro político e popular no Brasil.
Número de vagas: até três
MARIA CRISTINA DE TÁVORA SPARANO
Linhas de orientação:
- Literatura, Filosofia e Psicanálise
- Temas prioritários: A tragédia e a psicanálise (Aristóteles, Freud e Lacan); A Ética da Psicanálise (Édipo e Antigona, Freud e Lacan); Epistemologia da Literatura (Kristeva); A escrita literária e a psicanálise (Freud, Lacan).
Número de vagas: até duas
MARIA ELVIRA BRITO CAMPOS
Linhas de orientação:
- Literaturas de Língua Portuguesa – período contemporâneo.
- Temas prioritários:
O romance pós-colonial nas Literaturas de Língua Portuguesa; Hibridismo genológico: conto, crônica, romance e poesia de língua portuguesa; Literatura Portuguesa contemporânea.
Número de vagas: até três
SAULO CUNHA DE SERPA BRANDÃO
Linhas de orientação:
- Produção de textos ficcionais da época da ditadura militar.
- Relações entre literatura e ciência da computação.
Temas prioritários:
Leitura de literatura; produção poética; análise estatística de textos literários imersos em meio digital com o uso de ferramentas telemáticas; utilização de estratégias estéticas como a alegoria, o insólito, o fantástico, o realismo mágico, o real maravilhoso.
Número de vagas: até três
SEBASTIÃO ALVES TEIXEIRA LOPES
Linhas de orientação:
- Literatura pós-colonial
- Literatura e identidade
Temas prioritários:
Identidade nacional em narrativas pós-coloniais (ficções contemporâneas, pós-1945); Fontes identitárias (Sertaneidade, Gênero, Sexualidade, Religião) em narrativas ficcionais contemporâneas (pós-45).
Número de vagas: até três
WANDER NUNES FROTA
Linhas de orientação:
- Sócio-historiografia do romance brasileiro dos sécs. XX e XXI.
- Crítica literária sócio-histórica.
- Temas prioritários: literatura brasileira; prosa de ficção (autores e romances dos sécs. XX e XXI); “campo de produção cultural” (Pierre Bourdieu) da literatura brasileira; “Sócio-historiografia brasileira da literatura”.
Número de vagas: até três