No âmbito comercial, há diversas formas de interação entre vendedor e consumidor. O primeiro busca por locais de trabalho que propiciem o desenvolvimento adequado do serviço prestado ao consumidor. O segundo tornou-se cada vez mais exigente para sua decisão de compra e busca por vendedores que atendam às suas expectativas durante a venda. Dessa forma, esta pesquisa busca descrever e analisar as estratégias de abordagem dos vendedores do Shopping da Cidade de Teresina-PI, retratando os aspectos linguísticos e extralinguísticos que condicionam as variações observadas. Este estudo será pautado no que postula Labov (2001), que a Sociolinguística é o ramo da linguística que aborda a trajetória das variantes dentro de uma comunidade ou de um grupo social, estudando a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais de uma determinada comunidade defalantes, bem como Bortoni (2001), Tarallo (1999), Gumperz (1998). Este último aborda sobre a Sociolinguística Interacional que é conhecida como uma vertente teórica que discute a organização social do discurso pelo ponto de vista sociológico e linguístico.A proposta metodológica deste intento investigativo caracteriza-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa de cunho etnográfico sobre o corpus que será selecionado de 14 informantes vendedores dessa comunidade comercial. Ademais, para melhor compreendermos os eventos comunicativos dessa comunidade, detalhamos suas características histórico-sociais. Somado a isso, realizaremos registros de diálogos entre vendedores e consumidores no ato da compra e venda de produtos, bem como trechos de falas que serão instigadas através de entrevistas semiestruturada e em situações em que há estratégias de vendas, com o objetivo de registrar a influência das variáveis, principalmente, de sexo/gênero, bem como a escolaridade, faixa etária e fatores socioeconômicos na forma de abordagem aos clientes. Outrossim, a interação linguística é observada qualitativamente para a análise da ocorrência linguística, bem como interpretativista na análise de dados que será feita.