O presente trabalho objetiva investigar o impacto das práticas de letramento no processo de remição de pena pela leitura e ressocialização de mulheres encarceradas. A base teórica desta pesquisa está fundamentada nos estudos de Street (1984, 1995, 2014), no tocante à teoria dos Letramentos sociais. Os conceitos elaborados pelo autor acerca dessa temática fundamentam as discussões da pesquisa; por sua vez, os estudos de Lopes (2006), Kleiman (2005), Soares (2004) e Magalhães (2017) também colaboram para discorrer sobre as múltiplas perspectivas quando se trata de letramento, além da Recomendação no 44 do Conselho Nacional de Justiça, que trata especificamente da remição de pena pela leitura. As concepções de Foucault (1997) são relevantes para esclarecer as relações de poder e disciplina presentes no contexto carcerário. A pesquisa, de natureza qualitativa, está sendo desenvolvida na Penitenciária Feminina de Teresina-PI, e tem como participantes mulheres encarceradas, de forma que, algumas fazem parte de um Projeto de leitura, oferecendo-lhes a oportunidade de remir sua pena mediante a realização de tarefas de leitura e escrita. No momento, em virtude das circunstâncias da pandemia do covid-19, esta pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados por meio de questionário e entrevistas remotas.