Esta dissertação tem como corpus Na colônia penal, de Franz Kafka, e objetiva analisar como a categoria espacial está diretamente vinculada às estratégias de manutenção da ordem e da preservação de determinados valores construídos pelas personagens e amparadas nas relações de política e poder e o modo como estas são materializadas no espaço da narrativa em estudo. A pesquisa está estruturada em quatro eixos temáticos. Pela sua natureza de fundamentação teórica, o primeiro deles apresenta uma súmula dos estudos sobre o espaço ficcional, direcionando o foco de investigação para as relações com a fenomenologia a simbologia e os mecanismos de produção do espaço voltados às noções de política e poder. Logo em seguida, apresenta-se a fortuna crítica de Franz Kafka e da obra em análise. No segundo eixo temático, analisa-se as diferentes perspectivas que agem no processo de construção do espaço, dando especial importância para as personagens como agentes definidores desse processo. No terceiro eixo, investiga-se a configuração simbólica do espaço, enfatizando os diferentes códigos simbólicos que ancoram a manutenção da ordem e imposição do poder. A representação simbólica do espaço está vinculada aos objetos e ao olhar das personagens que tendem a desvelar os espaços de sentidos, capaz de revelar as tensões, contradições e conflitos dos sujeitos que dele fazem parte. Por fim, o último eixo empreende-se uma análise das relações entre espaço e poder no exercício da ordem, do poder e do controle social do sujeito na (re)construção da narrativa e nas formas de transformar a esfera social na qual está inserido. Metodologicamente, o trabalho identifica-se como pesquisa bibliográfica de natureza explicativa e possui o método teórico-analítico. Reforçando esses aspectos mencionados, tem-se o diálogo com os seguintes teóricos: Bachelard (1993), Brandão (2001, 2013), Borges Filho (2007), Candido (2004, 2006), Costa Lima (2002), Derrida (2010), Foucault (2014), Lefebvre (2011, 2016), Merleau-Ponty (1999), dentre outros.