Este trabalho tem como objetivo analisar a construção do ethos, as estratégias discursivas e o contrato de comunicação do humorista piauiense Whindersson Nunes através de vídeos de seu canal no YouTube. As análises foram feitas à luz da Análise do Discurso Semiolinguística. Partindo dos elementos que visam à persuasão apresentados por Aristóteles – ethos, pathos e logos, até chegar a teóricos contemporâneos como Amossy (2008, 2018), Maingueneau (2002; 2008), Charaudeau (2010 e 2017) e Galinari (2007), são analisados o ethos prévio e o ethos presente do humorista, organizados nas categorias de credibilidade e de identificação. Também procuramos desvelar o contrato de comunicação, por meio das estratégias discursivas e dos princípios que possibilitam a comunicação do humorista. Trata-se, assim, de uma pesquisa qualitativa e interpretativa cujo corpus é composto de quatro vídeos publicados por W. Nunes entre os anos de 2017 e 2018. Os resultados mostram que o humorista se apropria de temas tais como: relações familiares, o dia a dia de pobres e ricos e, principalmente, histórias pessoais de vida, para produzir humor, revelando imagens (ethos) de competência, humildade, apego à família, comicidade, entre outras. O contrato de comunicação, por sua vez, é regido por espaços de restrições e estratégias, sendo estas últimas representadas pela legitimidade, credibilidade e captação. Concluímos que o discurso humorístico, na sociedade atual, apresenta-se como o mais consumido, mais comentado e mais compartilhado, traduzindo-se num poderoso instrumento ideológico. Por conta disso, esse discurso projeta imagens dos sujeitos enunciadores que compartilham ideologias e funcionam como gatilhos para a produção do riso.