Este trabalho tem por objetivo analisar, sociorretoricamente, como os tutoriais de Youtube relacionados à produção de Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, concebem esse gênero e como modelizam/prescrevem sua composição. Nesse sentido, para cumprir o referido objetivo, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: descrever as orientações constantes nos tutoriais sobre a produção do TCC e os aspectos dos gêneros privilegiados nessas orientações; identificar o tipo de orientação (prescritiva/descritiva) predominante nas orientações dadas sobre as seções de introdução, metodologia e considerações finais; observar se os tutoriais pautam-se em uma perspectiva disciplinar ou generalista acerca da composição do gênero TCC, em suas orientações. Por hora, ocupou-se apenas em executar o objetivo específico 1, focando-se, por hora, apenas a análise da seção de introdução. Teoricamente, este estudo está amparado nos pressupostos teóricos da sociorretórica, em autores como Miller (2009), Bazerman (2006) e Devitt (1991), autores estes que subsidiam as reflexões sobre o conceito de gênero como prática social; Swales (1990), discorrendo sobre as noções de propósito comunicativo e comunidade discursiva; Giltrow (2002), Nunes (2017) e Nunes; Silveira (2018), que fundamentam a concepção de metagênero, em uma abordagem sociorretórica. Busca-se apoio também em Barros; Pessoa; Diniz (2016) para definir o gênero TCC, bem como em Reis; Romão; Leite (2011) e Serrano; Paiva, 2008) a fim de discutir acerca dos tutoriais. Metodologicamente, esta pesquisa tem caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, uma vez que os dados coletados foram descritos e postos à intepretação. O corpus da pesquisa constituiu-se de 3 canais de Youtube sobre a produção de TCC, em que foram coletados 3 tutoriais de cada canal sobre as três principais seções que compõem o TCC: a introdução, a metodologia e as considerações finais. Para este momento da análise, o foco residiu apenas na análise da seção de introdução. Os tutoriais não poderiam ser anteriores a 2014 nem produzidos após o segundo semestre de 2019. Assim, por hora, as análises iniciais, no que diz respeito ao objetivo específico 1, mais pontualmente a análise sobre a seção de Introdução, permitem considerar que os tutorais analisados abordam informações de cunho estrutural, sociorretórico e estilístico. No entanto, não há um aprofundamento de informações no que se refere ao fato de os tutorialistas mostrarem com riqueza de detalhes procedimentos e estratégias de construção da seção de introdução. Além disso, foi possível observar que esses tutoriais não apresentam novidades conteudísticas, todavia o seu diferencial encontra-se na transmissão rápida e prática no exercício da orientação aos seguidores sobre como iniciar uma introdução de TCC. E, por fim, não é explicitado um gênero específico na orientação, uma vez que TCC é uma sigla ampla e pode contemplar uma diversidade de gêneros acadêmicos, a exemplo das monografias, artigos, dissertações e teses.