Nesta pesquisa intitulada As relações entre o Letramento e a prática de leitura realizada por adolescentes do ensino médio- A influência dos usos sociais da leitura de jovens em ambiente escolar, o trabalho tem por base os pressupostos teóricos do Letramento enquanto uma prática social e tem por objetivo geral mostrar tais práticas de Letramento e também práticas de leituras realizadas por adolescentes de uma instituição de ensino, com ênfase aos aspectos ideológicos. Essa visão ideológica de Street (1995) leva ao termo letramentos, no plural , como letramentos múltiplos a que o sujeito fica exposto no seu contexto social. Segundo a perspectiva de Letramento, não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do mesmo de acordo com as próprias necessidades e com as demandas da sociedade. Neste sentido, procuramos identificar fatores externos ao ambiente escolar que provocam impacto na vida desses jovens. Os dados a serem apresentados foram obtidos através de um questionário aplicado na 3ª série do ensino médio em uma unidade escolar da cidade de Teresina- Pi. Para análise de corpus foi selecionado 30 questionários respondidos pelos alunos, questionário este que continha perguntas acerca da vivência desses discentes em relação aos tipos de leituras que eles realizam. Como marco teórico foi utilizado, principalmente, estudos de Ângela Kleiman (1995/ 2013), Brian Street (1984/ 2003), Ingedore G. Villaça Koch (2007/ 2011), Magda Soares (1999/ 2002/ 2004), dentre outros. Com as análises, percebe-se que esses adolescentes buscam leituras e as efetivam em função das necessidades diárias e da facilidade de acesso.