Esta pesquisa insere-se no quadro teórico da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Antoine Culioli. Buscamos analisar como o adjetivo se configura em produções textuais de alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Teresina-PI. Sabemos que, na escola, o estudo do adjetivo ainda é pautado por uma abordagem de natureza definitória e classificatória sem explorar o seu papel na construção de sentido do texto. Tendo em vista esse aspecto, objetivamos verificar como o aluno percebe o papel das marcas adjetivais em tais produções. Para a operacionalização da pesquisa, o corpus foi constituído de textos escolares de natureza dissertativa, no gênero carta de reclamação; e narrativa, no gênero fábula. A partir da utilização dos adjetivos nos textos produzidos, aplicamos um questionário escrito com o intuito de levar o aluno a refletir sobre o uso da marca adjetival em alguns trechos dos textos produzidos. Como categorias de análises, discutimos a posição do adjetivo, a semanticidade e a presença de intensificadores junto ao adjetivo no enunciado. Após as análises dos dados obtidos, percebemos que a maioria das respostas dos questionários dos alunos, tanto das séries do 6º e 9º anos, em relação as suas produções textuais, não atenderam a perguntas e que, em alguns momentos, não conseguiam perceber o sentido do adjetivo, no enunciado, em articulado a outras marcas. Durante as discussões do questionário escrito observamos que houve divergências entre as respostas dos questionários apresentadas oralmente. O resultado das análises deu-nos suporte para elaboramos uma reflexão de proposta didática sobre o ensino do adjetivo em sala de aula para as séries do 6º e 9º anos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do 3º e 4º ciclos.