O prefixo na construção de sentidos: análise da unidade morfolexical re- e proposta para o ensino
Prefixo; Enunciação; Valores Referenciais; Construção; Sentido.
O sentido das unidades linguísticas se estabelece no e pelo enunciado. A perspectiva construtivista da Teoria das Operações Enunciativas (TOE) de Antoine Culioli (1990, 1999a, 1999b) parte desse princípio por tributar a significação ao processo de construção do enunciado, considerando a interação entre as unidades que o compõem e as operações que o deflagram. Calcado na TOE, o presente texto, composto das primeiras reflexões da pesquisa de Mestrado, é direcionado à análise do prefixo re- no Livro Didático (doravante LD), com o objetivo de propor novas possibilidades de leitura do fenômeno para o Ensino. Será explorado e descrito o potencial semântico da unidade em questão, através do levantamento de ocorrências constantes nos LD pesquisados. Os postulados gramaticais serão relacionados aos fundamentos teóricos apresentados, a fim de que se possa refletir sobre a semanticidade da unidade re-. Indica-se, em suma, a influência decisiva dos elementos da enunciação, apontando não para uma referência pronta e preestabelecida, mas para valores referenciais construídos.