PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA: TRABALHANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO GÊNERO TIRINHA MEME
Recategorização; Metáfora; Multimodalidade; Genero tirinha meme.
No âmbito da Linguística do Texto, o estudo da recategorização tem se mostrado uma profícua área de investigação desde a divulgação do trabalho seminal de Apothéloz e Reichler-Béguelin, no ano de 1995, quando a recategorização é apresentada como uma estratégia de designação pela qual os referentes são remodulados na atividade discursiva. Essa nova perspectiva vem chamando à atenção de vários pesquisadores, dentre eles podemos citar: Cavalcante (2003), Lima (2003; 2009), Tavares (2003), Ciulla e Silva (2008) e Custódio Filho (2011), entre outros. A partir destes e de outros trabalhos tem sido considerável o número de pesquisas que buscam descrever o fenômeno na construção de sentidos de textos via processo de recategorização. Dos estudos elencados, destaque-se os de Lima (2003; 2009) que de forma sistemática defende a necessidade de um enlace entre a Linguística Textual e a Linguística Cognitiva para uma melhor compreensão do fenômeno da recategorização, um passo que pode também ser produtivo para o estudo desse processo em textos multimodais, que é a nossa proposta. Dessa maneira, a fim de atingir os objetivos da pesquisa, recorreremos a uma interface entre a perspectiva cognitivo-discursiva da recategorização, conforme proposição de Lima (2009), e a teoria da metáfora multimodal, proposta por Forceville (2009). Estudos como o de Lima (2013) já se ocuparam de investigar este processo na construção referencial de charges. Entretanto, tais estudos ainda não alcançam a interface por nós pretendida, uma vez que não promovem uma descrição sistemática da mescla das linguagens verbal e visual, focalizando muito mais os efeitos de sentido decorrentes das recategorizações. Assim, o desafio deste projeto é tratar da recategorização metafórica na construção de sentidos de um gênero multimodal, objetivando alcançar uma descrição desse processo que efetivamente contemple o tripé texto-cognição-multimodalidade