Os letramentos nas práticas de atores do contexto escolar
Letramentos. Eventos de letramentos. Contexto escolar.
Neste trabalho investigamos os letramentos nas práticas de atores no contexto de uma escola estadual da periferia de Teresina. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os estudos que tratam do letramento, propostos principalmente, por Street (2014[1984]), Kleiman (1995, 2005), Lopes (2006,2010), Soares (2012, 2013), Tfouni (2010), Marcuschi (2001) e Costa (2010). Nosso estudo propõe ainda averiguar quais as manifestações de letramentos legitimadas pela instituição; descrever eventos de letramentos nos quais se envolvem os atores do contexto escolar, investigar como os letramentos se apresentam no contexto escolar; analisar como os atores se portam como participantes desse universo letrado. A pesquisa ainda em andamento, tem como instrumentos de coleta de dados a observação, questionários, entrevistas e diário de anotações. Para as análises dos dados, estamos selecionando eventos de letramentos na sala de aula, sala dos professores, refeitório e na secretaria escolar, que evidenciem de que forma a leitura e escrita, como processos, direcionam as práticas sociais de letramento e a produção de conhecimentos a partir dessas práticas. Os resultados serão organizados para análise e discussão para que cheguemos a uma conclusão a cerca da proposta apresentada nesta pesquisa.