Atividades multiletradas de alunos no ensino médio e suas interações em sala de aula.
Multiletramentos; Atividades multiletradas; Ensino Médio
O domínio da leitura e da escrita, nos dias atuais, é condição necessária para o empoderamento de habilidades letradas na sociedade. Nesta perspectiva, buscamos com este trabalho, verificar como alunos do Ensino Médio desenvolvem suas atividades multiletradas de leitura e escrita para a aquisição da linguagem, em uma escola pública estadual localizada na zona Sul de Teresina –PI. Como aporte teórico, nos apoiamos em Rojo (2009, 2012, 2013, 2015) que versa sobre os multiletramentos, em Street (1984, 2014), Soares (2012), Tfouni ( 2010 ), Mortatti (2004), Kleiman (1995, 2005) entre outros que argumentam que, o letramento é sempre uma prática social, seja no contexto escolar ou fara dele. Em Angrosino (2009), Geertz (1989), Lima (1995), Braga (1988) e Erickson (1988), os quais nos possibilitaram subsídios da etnografia para o desenvolvimento do estudo do corpus desta pesquisa. Por se tratar de um estudo que envolve aspectos da leitura e da escrita a partir de novas tecnologias multiletradas, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva de cunho etnográfico, que se caracteriza pela participação contínua do observador junto aos sujeitos pesquisados. No que se refere aos procedimentos adotados, seguimos as exigências metodológicas da pesquisa etnográfica, que estabelece parâmetros para a coleta dos dados, os quais ainda se encontram em fase de análises superficiais a serem transformados posteriormente em resultados reais sobre o objeto pesquisado.