LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA INSTRUMENTAL
Leitura, Estratégias de leitura, Inglês Instrumental
Este texto considera a leitura não só como mais um item cultural que auxilia o leitor no conhecimento de diversos temas lhe proporcionando a descoberta de novas informações, mas como algo que poderá oferecer crescimento cultural e linguístico a quem a desenvolver. Seguindo essa linha de pensamento, neste estudo, a leitura em língua estrangeira, em específico, o inglês, é focada na aplicação das estratégias de leitura com o objetivo de facilitar a compreensão de textos escritos em língua inglesa em um curso de inglês instrumental ofertado em uma escola pública. Em virtude do crescimento do estudo da língua inglesa no nosso país, muitos alunos estão procurando o aprendizado de uma língua estrangeira que desenvolva as quatro habilidades ( ouvir, falar, ler e escrever), porém, outros preferem busca-la como meio de acesso na disputa das vagas para a seleção de cursos de pós-graduação, como mestrado e doutorado. O ESP (English for Specific Purposes) é referencial para nortear a pesquisa em busca de novos conhecimentos, aliado a teorias sobre leitura, estratégias de leitura e inglês instrumental. Para este trabalho foi escolhido o método da pesquisa–ação, conforme Thiollent (2008), que ressalta a importância da pesquisa–ação em experimentação em situações reais; com o uso da affordance para interpretar as ações da linguagem em nosso cotidiano, de acordo com J.J Gibson (1986). Muitos autores e teóricos fazem parte desse trabalho, tais como Revuz (1997), Robinson (1980), Kennedy &Bolitho (1984), Hutchinson& Waters (1987), Strevens (1988), Robinson (1991), Dudley – Evans &St John (1998) e Homes (1981), Lima (2005), Kleiman (1999, 2000, 2004), Vincent (2002), Hinkel (2005), Koch (2000, 2003), Solé (1998), Leffa (1996, 1999), van Lier (2004), Carr & Kemmis (1988), Demo (1987) e Richardson (1989). O objetivo desta pesquisa é analisar como os participantes do curso de inglês instrumental utilizam as estratégias de leitura de textos escritos em LI, a fim de oferecer oportunidades de obtenção de uma maior compreensão com o apoio de teorias de leitura, como a teoria de recepção e affordance.