O objetivo desta pesquisa é investigar como se caracteriza o processo de gatekeeping em contextos de avaliação de projetos de pesquisa. Como base teórica, utiliza-se Miller (2012) e Devitt (2004) para compreender a noção de gênero, Barzilai-Nahon (2008, 2009) e Russel (2020) para discutir a teoria de gatekeeping, ainda serão utilizadas as noções de conjunto de gêneros e apreensão, explicadas por Bawarshi e Reiff (2013), e, metodologicamente, parte-se de Paré e Smart (1994) e as quatro dimensões para analisar as regularidades do gênero. Como instrumentos de pesquisa, serão utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas, anotações e observações para coletar os dados de três situações de avaliação de projeto no contexto da Universidade Federal do Piauí. Pretende-se que os dados possam gerar informações sobre os sujeitos avaliadores, as relações que mantém entre si e com os escritores dos projetos, os mecanismos de gatekeeping, as regularidades formais do projeto de pesquisa que influenciam na aprovação ou rejeição e as razões para se avaliar um projeto de pesquisa. Além de instrumentos para gerar dados, também serão utilizados como fonte de dados seis projetos de pesquisa, dois referentes a cada uma das três situações que serão observadas. Espera-se que os resultados deste estudo ajudem a compreender as regularidades do gênero projeto de pesquisa em situações de avaliação, como também contribuir para o conhecimento da teoria de gatekeeping, refletindo sobre as noções de gatekeeper, gated, gate, mecanismos de gatekeeping e gatekeeping rationales.