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Banca de QUALIFICAÇÃO: ABRAÃO JANDERSON DOS SANTOS AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ABRAÃO JANDERSON DOS SANTOS AMARAL
DATA: 23/09/2022
HORA: 16:30
LOCAL: Qualificação do Projeto
TÍTULO: Análise de Discurso e Ensino: subsídios teórico-práticos para o trabalho com interpretação e produção textual em cursos populares de Pré-ENEM
PALAVRAS-CHAVES: Análise de Discurso. Ensino. Interpretação. Produção Textual. Cursos Populares.
PÁGINAS: 18
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta tese tem o objetivo de desenvolver propostas teórico-práticas de mobilização dos pressupostos da Análise de Discurso Materialista (AD) em função do ensino linguístico de interpretação e produção textual, a fim de fornecer subsídios pedagógicos para cursos populares de pré-ENEM. Para atingir esse fim, buscar-se-á fazer o levantamento histórico dos principais materiais em AD que propuseram tal articulação; produzir estratégias didáticas ancoradas em textos de diferentes materialidades; e elaborar
um exemplar de material pedagógico voltado para a interpretação e produção de textos, tendo como público-alvo professores e alunos de cursos populares, na modalidade Pré-ENEM. A pesquisa classifica-se como qualitativa, devido à necessidade de reflexão teórico-analítica baseada na literatura; bibliográfica, no que diz respeito à compilação historiográfica de textos acadêmicos já publicados; e aplicada, em virtude do direcionamento científico às estratégias didáticas para o ensino de língua materna a alunos do nível médio. Em relação ao aparato teórico-metodológico, utilizar-se-á a Análise de Discurso como principal fonte das reflexões sobre linguagem, leitura e escrita, com os autores Orlandi (2001; 2005; 2012), Vieira (2019) e Pêcheux (2014a; 2014b; 2015), bem como os pressupostos da História das Ideias Linguísticas, em função do entendimento dos saberes metalinguísticos constituídos em AD. Além disso, far-se-á uma articulação com os princípios da Pedagogia Socialista, ancorada sobretudo em Krupskaya (2017), e nas contribuições da educação popular desenvolvidas por Freire (1969) e Gadotti 1998). Os demais aportes sobre formação social, estado e política serão contemplados à luz da tradição científica do marxismo, em especial os autores brasileiros Clóvis Moura (1988), Marini (2014) e Sodré (1963). Espera-se que, a partir deste trabalho, se possa democratizar estratégias pedagógicas em leitura e escrita com a finalidade de desenvolver um olhar crítico para a realidade, seja para o benefício imediato dos estudantes brasileiros, a exemplo do acesso a universidades e concursos, seja para a circulação discursiva de uma consciência coletiva e revolucionária capaz de vislumbrar horizontes de superação da dependência nacional, da divisão de classes e das opressões étnico-raciais, de gênero e de sexualidade. Ademais, tem-se a expectativa de facilitar o acesso à produção de materiais pedagógicos para professores do ensino médio e, principalmente, aqueles envolvidos na construção de cursos populares, de modo que a prática política esteja interligada ao próprio desenvolvimento da interpretação e da construção de textos, e não só às demais atividades de organização dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1790769 - MARAISA LOPES
Interno - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Externo à Instituição - CLAUDIA REGINA CASTELLANOS PFEIFFER - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 10:56
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