O presente trabalho tem como objetivo analisar letras do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, conhecido popularmente como Rei do Baião, um dos representantes da Música Popular Brasileira (MPB). As letras são analisadas com base em teorias e conceitos da Sociolinguística, uma área que tem como alicerce a análise linguística relacionada a fatores sociais, verificando as variações e variedades da língua. Essa pesquisa investiga as letras interpretadas pelo Rei do Baião e seu reflexo acerca da variedade linguística não padrão. Assim, verifica-se a origem do seu léxico, especificamente os africanismos (termos oriundos de línguas do continente africano). Foram investigadas as contribuições africanas no processo de formação da língua portuguesa do Brasil e da identidade da MPB. As letras das músicas foram coletadas com base no critério de maior repercussão e quantidade de africanismos. Fez-se a análise manual dos vocábulos africanos com o auxílio de dicionários, estudos de Castro (2011) e Lopes (2005). É uma pesquisa de base bibliográfica de natureza qualitativa e quantitativa, pois apresenta teorias prévias, como os trabalhos de Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2005), Petter (2008), dentre outros, e expôs o percentual da ocorrência da origem dos africanismos por meio de gráficos, além de um glossário para apresentar os conceitos dos vocábulos. O trabalho apontou que o grupo linguístico banto e a língua kikongo tiveram maior número de ocorrências nas letras gonzaguianas.