O objetivo deste estudo é investigar as estratégias comunicativas utilizadas pelos comerciantes do Shopping da Cidade (Teresina-PI), no processo de interação, quando da oferta de seus produtos a potenciais consumidores, como forma de persuadi-los e, assim, obter êxito nas vendas pretendidas. Para deixar mais claro o que se pretende investigar, tem-se como objetivos específicos: descrever o ambiente no qual os participantes interagem com ênfase no vendedor; identificar as normas de interação praticadas pelos participantes nas estratégias comunicativas; identificar o propósito comunicativo dos vendedores no processo de interação. Para tanto, este estudo insere-se no quadro teórico proposto por Labov (1972), estudando a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais de uma determinada comunidade de falantes, bem como de Hymes (1974) o qual propõe, então, uma nova área de estudos, a Etnografia da Fala, preocupada com o ambiente, com o contexto social e cultural onde ocorrem os eventos linguísticos, somados a estes Bortoni (2005), Tarallo (1999), Gumperz (1968). A proposta metodológica caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico sobre o corpus em que foram selecionados 4 informantes vendedores dessa comunidade comercial. Somado a isso, foram registrados diálogos entre vendedores e consumidores no ato da compra e venda de produtos, bem como trechos de falas que foram instigadas através de entrevistas semiestruturada e em situações em que houve estratégias de vendas. Após este intento investigativo, concluiu-se que as variáveis sexo, gênero e escolaridade influenciam no êxito da venda do produto no ambiente de estudo, em que os homens utilizaram uma abordagem mais formal, de acordo com a norma padrão, para vender seus produtos. Já as mulheres utilizaram uma linguagem mais informal, “intimista”, com os clientes para conseguirem obter sucesso nas vendas.