• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
Notícias

Banca de DEFESA: FERNANDA MARTINS LUZ

TÍTULO: Variação Semântica e identidade: um estudo dos verbos sentir e perceber
DISCENTE: FERNANDA MARTINS LUZ
DATA: 07/06/2013
HORA: 11:00
LOCAL: Sala de vídeo CCHL- UFPI

 

MEMBROS DA BANCA: 

Presidente - 423483 - MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA

Interno - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UFPE

Externo à Instituição - MÁRCIA CRISTINA ROMERO - UNIFESP

Suplente - Silvana Maria Calixto Lima


PALAVRAS-CHAVES:

variação – identidade – cotexto – contexto – sentir - perceber.


PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Partindo do princípio de que os sentidos são construídos a partir da interação entre unidade linguística e contexto discursivo, mais especificamente a partir das relações desencadeadas no interior dos discursos entre seus elementos constituintes e estabilizadas em um contexto específico por ele engendrado, consideramos ser a existência de um valor primeiro e imutável insustentável para explicar a diversidade de usos e sentidos deles decorrentes. Baseando-se na TOE, teoria que concebe a variação como constitutiva das unidades linguísticas e obedece a princípios regulares, e de forma específica na linha investigativa proposta por Franckel (2011), De Voguë (2011), Paillard (2011) e Romero-Lopes (2000), que postula a existência de uma identidade a partir da qual é possível chegar a uma forma esquemática, essa pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a interação entre cotexto e contexto discursivo contribui para a variação semântica dos verbos sentir e perceber, não sem antes identificar os sentidos potenciais de efetivação dos enunciados em estudo. A análise das ocorrências dos referidos verbos nos revela a existência de regularidades, que, a depender do modo de instanciação dos enunciados, é responsável pela efetivação de valores relacionados à percepção física ou psíquica e à intuição, e às ideias de verificar, notar e compreender, respectivamente.



Notícia cadastrada em: 13/05/2013 09:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb09.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 20:27