A atualização da literatura centraliza-se no leitor, por essa razão implica numa recepção, repercussão e valor de uma obra atrelada aos fatos sociais e culturais que, muitas vezes, dialogam com os aspectos históricos e literários, considerando a forma diacrônica ou sincrônica. Esses aspectos são responsáveis pela recepção e efeito estético da obra. Dessa forma, por meio deste trabalho, busca-se explicitar a recepção, o efeito e a qualidade estética imbricados ao literário para, por conseguinte, chegar a análise da obra A Costela de Adão, de Berilo Neves. Consoante a isto, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar a repercussão da obra, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção; e como objetivos específicos: discutir os pressupostos teóricos da Estética da Recepção e da teoria do conto, que fundamentam a pesquisa proposta; investigar o contexto histórico e literário de atuação do escritor Berilo Neves na literatura brasileira, tendo em vista a repercussão da sua obra; analisar o contexto histórico e literário da produção e recepção da obra A costela de Adão, de Berilo Neves; estudar o cruzamento entre os horizontes de expectativas da obra e os horizontes de expectativas do público leitor, no tocante às normas literárias e as normas sociais. Para tanto, este estudo embasa-se nas pesquisas bibliográfica e hemerográfica pelo método hipotético-dedutivo, tendo como teóricos basilares para a pesquisa Jauss (1994), Zilberman(1989), Iser (1996-1999) e Costa Lima(1979,2002) que apresentam aspectos relacionados à recepção e efeito estético da obra no leitor; Cortázar (2006) e Gottlib (1999) por fornecerem, em seus estudos, aspectos relacionados à Teoria do conto. A partir dessa teoria busca-se compreender a recepção crítica bem como a relação da obra A Costela de Adãocom o público leitor.