Existem inúmeros estudos que se ocuparam de analisar a obra literária do escritor Lima Barreto e os variados aspectos que se podem extrair desse conjunto: fatores sociais, políticos, culturais, dentre outros. Aliado a isso, existe também o fato de que o autor teve uma intensa atuação no âmbito da literatura, escrevendo romances, contos como crônicas. Tal diversificação expressiva implica dizer que o autor explorou diversos formatos de expressão literária em sua vida produtiva, porém, mesmo com essa constatação, não houve uma ampliação crítica mais abrangente em relação à análise dessa produção. Partindo dessa observação, este estudo propõe construir uma verificação da perspectiva literária de Lima Barreto adotando uma abordagem sistematizada de modo que contemple a correlação entre três aspectos: o primeiro, que delimitará os pontos de convergência entre a literatura, a sociedade, o processo de constituição do cânone literário e a negritude dentro desse universo literário; o segundo, que abordará a constituição do autor Lima Barreto, ou seja, as fundamentações que moldaram sua perspectiva literária, e, por fim, o terceiro e último ponto, que tratará especificamente da obra Cemitério dos vivos e de como os elementos contidos no primeiro e no segundo ponto se unem para viabilizar o ato resultante no terceiro ponto, ou seja, a obra em questão com suas particularidades (características formais, sociais e estéticas). Para substanciar o objetivo pretendido aqui, serão utilizados as verificações de Candido (2006), Kothe (2003), Mbembe (2016), Glissant (2010), Ribeiro (2017) e Dalcastagné (2008; 2012). Dessa maneira, pondera-se, aqui, que a perspectiva literária adotada por Lima Barreto tenciona atuar dentro de um complexo literário caracterizado como excessivamente seletivo, fato notado pelo escritor e ao mesmo tempo responsável por incutir neste, a ideia de se projetar, na literatura, uma possibilidade de autoinserção e intervenção social.