A presente proposta de pesquisa tem como objetivo geral analisar e comparar as dimensões constitutivas do gênero relatório de iniciação científica produzido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em áreas de Humanas e de Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nesse sentido, a realização deste estudo se justifica pela possibilidade de contribuição para o avanço dos estudos a respeito do gênero relatório de IC e a respeito das dimensões que envolvem a construção desse gênero, com apoio dos Estudos Retóricos de Gêneros. Além disso, poderá servir como direcionamento para pesquisadores iniciantes acerca do processo de escrita do relatório de IC e há possibilidade de fornecer subsídios para professores na prática de orientação. Assim, para alcançar nosso objetivo, nos apoiaremos nos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG) e no Inglês para Fins Específicos (ESP), bem como no conceito de gênero como ação social (SWALES, 1990; DEVITT, 2004; BAZERMAN, 2005), de comunidade discursiva (MILLER, 2012), de conjunto de gêneros (DEVITT, 2004; BAZERMAN, 2005), de passo retórico (ALVES FILHO 2018), de retórica contrastiva (MAURANEN, 2001) e de cultura disciplinar (HYLAND, 2000). Os dados serão gerados a partir de entrevistas com os participantes do programa de IC, observação de reuniões de orientação, bem como através da análise dos relatórios finais.