Esta pesquisa visa apresentar um estudo sobre a constituição identitária de professoras de Língua Portuguesa em São Luís – MA. Para isso, tivemos como espaço de coleta de dados três escolas, que foram identificadas como Escola A; Escola B e Escola C, localizadas em diferentes regiões da cidade, focalizando seis (6) sujeitos socialmente posicionadas como do gênero feminino, que têm como área de atuação a disciplina de Língua Portuguesa. O período de coleta do corpus da pesquisa foi o primeiro semestre letivo do ano de 2022. Nesse sentido, foi utilizado o método etnográfico-discursivo, tendo como instrumentos de coleta de dados: 1. Observação participante; 2. notas de campo; 3. Entrevistas semiestruturadas; 4. narrativas e 5. Artefatos e fotografias. Como alicerce teórico-metodológico para interpretação de discursos e práticas de letramentos, será utilizada a Análise de Discurso Crítica (ADC), proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999), Fairclough (2001, 2003) articulada aos Novos Estudos do Letramento (NEL), defendido por Barton e Hamilton (1998). Assim, a análise e interpretação dos dados foi realizada utilizando como categorias intertextualidade, interdiscursividade, modalidade e avaliação, combinadas com a análise das práticas de letramento. Os resultados apontam para representações identitárias (profissionais) construídas mediante práticas sociais de leitura e escrita, sujeitos e instituições disciplinadoras que desenham, em certo nível, o que é e como se faz a docência no ensino de Língua materna. As identidades foram analisadas em seu contexto imediato, o que implicou analisar a transição para o Novo Ensino Médio e as novas posições-sujeito ocupadas por essas professoras e as práticas de letramento que elas reproduzem e se filiam na composição de suas identidades.