As práticas de leitura e escrita constituem-se ações indissociáveis para atuação do indivíduo no meio social, essenciais para o seu engajamento enquanto membro de um grupo social disposto a agir, interagir, confrontar e ocupar os espaços possibilitados pelos instrumentais da leitura e da escrita. Partindo dessa compreensão, o presente estudo tem como objetivo investigar os usos sociais da escrita, da leitura, na interface com a oralidade, nas práticas de letramentos sociais de mulheres feirantes do mercado público da cidade de Altos. Essa investigação está ancorada nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos de Letramento, de Brian Street (1984, 2014), Kleiman (1995), Tfouni (1995), e nos estudos de oralidade propostos por Marcuschi (2007). Ainda no aspecto teórico, por trazer uma abordagem relativa à rede social de interação e por considerar que as práticas de letramento se constroem por meio dessas redes interacionais, recorro aos estudos de Bortoni-Ricardo (2011). O desenvolvimento dessa investigação segue os critérios da pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, adotando um viés de abordagem etnográfica, orientada pela proposta de Geertz (2008). Nesse sentido, para a composição do corpus do trabalho foram utilizadas as seguintes técnicas instrumentais: observação-participante, entrevistas semiestruturadas, registros audiovisuais e notas de campo, que orientam a metodologia do trabalho, de forma a me permitir perceber a realidade e os significados do ambiente e dos sujeitos pesquisados em suas atividades letradas. As análises realizadas apontam que há letramentos diversificados que se manifestam em contextos diferentes, tendo como parâmetro os objetivos a que se propõem os sujeitos em suas relações dialógicas. Nesses termos, a atuação das colaboradoras feirantes em suas atividades letradas se mostra é eficaz no tocante à execução das práticas laborais que ocorrem no cotidiano do mercado público de Altos/PI. Por outro lado, em eventos sociais de letramento, cuja escrita se manifesta e que demandam o domínio de determinadas tecnologias, a atuação dessas colaboradoras é limitada. Quanto às redes sociais de interação, a depender dos vínculos estabelecidos, são importantes meios para fomentar a construção e desenvolvimento dos letramentos entre os membros do grupo pesquisado.