Esta pesquisa se insere na perspectiva teórica da Análise de Discurso francesa de cunho materialista fundada por Michel Pêcheux (1969), tal perspectiva toma as práticas discursivas como oriundas da relação intrínseca entre linguagem e ideologia. Objetivamos analisar que imagens sobre ensino e educação a distância são postas em funcionamento em documentos oficiais brasileiros e em peças publicitárias desde o seu surgimento aos dias atuais, e que posições - sujeito são projetadas para o (potencial) aluno usuário da EAD em tais materialidades. Como referencial teórico - analítico, estabelecemos uma interlocução entre as formulações de Pêcheux (1969/1975) e de Orlandi (2009/2012), as quais nos servirão de base no trato com conceitos como discurso, formação discursiva, formação ideológica, memória, sujeito, condições de produção, dentre outros. O arquivo composto por documentos jurídicos e informativos sobre o ensino e a educação a distância e por propagandas de cursos nesta modalidade será observado a partir de entradas mais específicas, as quais nos permitirão selecionar os recortes a serem analisados.