Esta dissertação traz como proposta discorre sobre a Representação do negro: escravidão e resistência em Rei Negro, de Coelho Netto, e no filme Chico Rei, sob direção de Walter Lima Junior. Tem como objetivo pesquisar a representação do negro nas narrativas Rei Negro, de Coelho Netto e Chico Rei, filme dirigido por Walter Lima Junior, levando em conta o caráter opressor da escravidão como motivador de luta e resistência, naquela sociedade senhorial. São narrativas tratando da mesma temática, mas em momentos temporais diferentes, Coelho Netto, século XIX, dialogando com o contemporâneo Walter Lima Junior. O romance Rei Negro foi escrito no início do século XX, enquanto que a obra fílmica Chico Rei no final do século XX. Detectou-se um problema: os conflitos gerados a partir da dominação excessiva de um sobre o outro e as consequências advindas a partir de tais comportamentos, o qual justifica a investigação aqui desenvolvida. Por isso Pensou-se as seguintes questões: como se dá a constituição familiar nas narrativas Rei Negro e Chico Rei e como esses ambientes interferem na interação entre brancos e negros? De que formas se apresentam os conflitos gerados a partir da dominação excessiva de um sobre o outro e as consequências surgidas em decorrência de tais comportamentos, nas narrativas literária e fílmica? As relações entre gêneros é um fator preponderante na narrativa, assim questionamos: é possível examinar nas relações de gênero daquela sociedade das obras Rei Negro e Chico Rei, aspectos como: negociações, conveniência, passividade, transgressão, violência, e dominação entre as categorias masculina e feminina, bem como entre os do mesmo gênero? A cultura é um elemento intrínseco na vida do indivíduo, então de que maneiras se podem averiguar como a cultura vivenciada por escravos e senhores, no romance Rei Negro e na obra fílmica Chico Rei identifica seu pertencimento continental levando em conta elementos como religião, crenças, costumes e festas? Discutiu-se algumas temáticas relacionadas à dinâmica do escravismo; analisou-se o texto literário em comparação com a reprodução fílmica, a fim de verificar semelhanças e diferenças na postura dos heróis, diante da instituição escravidão. Teceu-se discussões acerca da vida e obra dos autores dos objetos em análise, como foram recebidos pela crítica, evidenciando a relevância deles e de suas produções para a literatura e o cinema brasileiros. Para o diálogo teórico, o qual ajudará na análise do tema, recorreu-se a Viotti da Costa (1988); Jaime Pinsky (1994); Pandiá Calógeras (1967), e Lacombe (1989), Albuquerque; Fraga (2006), Chiavenato (1987) entre outros, os autores discutem sobre o período colonial e seus acontecimentos; a discussão ainda continua com a participação de Walter Benjamin (1987) teorizando sobre reprodução fílmica da arte literária e sua representatividade. A pesquisa é de caráter bibliográfico qualitativo e, tem um diálogo dinâmico com relação à dominação do homem sobre o homem e suas consequências. Percebeu-se que pesquisa dessa natureza contribui para despertar no leitor a necessidade de investigar o que há por trás dos fatos históricos, registrados na historiografia brasileira, sobre a formação de nossa história, e como ele deve se colocar criticamente, sobre o assunto, diante da sociedade.