“COMO LEIO E COMO ENSINO A LER”: (Re)construções sobre a Leitura para Professores em Pré-Serviço
Crenças, Leitura em Língua Inglesa, Pesquisa Narrativa
O presente trabalho consiste em um estudo de caso e pesquisa qualitativa sobre crenças no contexto da Universidade Federal do Piauí, mais especificamente dentro do curso de Letras – Inglês, com alunos que são, simultaneamente, professores do Programa Inglês sem Fronteiras. Pretendo, com a presente dissertação, analisar as crenças desses professores quanto a leitura, na posição de aprendizes e também educadores. Para isso, utilizarei da pesquisa narrativa introduzida por Connelly e Clandinin (2000), aliada a uma metodologia que utilizará de observações de aulas e possíveis entrevistas, para a triangulação dos dados, de forma a comparar crenças e ações dos participantes da pesquisa. Como referencial teórico contamos com estudos sobre crenças de Barcelos (1995, 2000, 2001, 2007a, 2007b, 2008a, 2008b, 2008c) e os mais conhecidos modelos sobre leitura e leitores, com Gough (1972), Goodman (1967), Carrel (1998), Kato (1999), Kleiman (2000), Smith (1928), entre outros.