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Banca de DEFESA: ALINY CARDOSO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINY CARDOSO DOS SANTOS
DATA: 23/05/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Video I
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE EJA – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento. Leitura. Escrita. Eventos e práticas de letramento. Educação de Jovens e Adultos;


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O objetivo do presente estudo foi investigar os eventos e práticas de letramento a partir dos quais se efetiva a Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 8° ano numa escola pública municipal de Teresina, Piauí. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, o que implica no contato direto do pesquisador com o campo pesquisado, tomando o objeto de pesquisa como processo e não como produto final. Assim, este estudo foi feito por meio de uma pesquisa de campo. Os dados coletados para este estudo foram contextos reais de sala de aula do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Teresina, a partir de questionários respondidos pelo professor da turma e pelos alunos, contemplando questões abertas e fechadas, observação participante, notas de campo, gravações em áudio e entrevistas. Utilizamos como fundamentação teórica Street (2014), Kleiman (1995), Soares (2010), Bortoni-Ricardo (2004/2008), Gadotti (2011), Mollica e Leal (2009), Kato (1986), Antunes (2003), Lopes (2006), dentre outros. A partir dos dados coletados foi possível traçar o perfil dos sujeitos colaboradores da pesquisa, assim como desvelar como ocorrem os eventos e as práticas de letramento na referida turma da Educação de Jovens e Adultos. Dessa forma, constatamos que as concepções de leitura e de escrita sob a ótica dos alunos e do professor da turma ainda não priorizam de maneira plena os usos sociais da escrita, o que contribui para uma participação pouco ativa nas práticas de letramento. Portanto, a presente pesquisa pode fomentar outros estudos e reflexões acerca das práticas de leitura e de escrita em turmas de Educação de Jovens e Adultos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Externo à Instituição - PEDRO RODRIGUES MAGALHÃES NETO - UESPI
Notícia cadastrada em: 09/05/2016 11:30
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