Das ruas à sala de aula: a leitura e construção de sentido do grafite a serviço do letramento multissemiótico.
Letramento multissemiótica, construção de sentido, grafite, competência leitora.
O advento da multimodalidade na sociedade atual torna proeminente o estudo e aplicação de textos imagéticos e multimodais em contexto escolar, demandando das instituições de ensino um trabalho mais aprofundado no que diz respeito ao Letramento Multissemiótico. Neste sentido, a presente dissertação tem como principal objetivo investigar a contribuição do trabalho com leitura e construção de sentido do grafite para o desenvolvimento do letramento multissemiótico em atividades de leitura com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A intenção deste estudo é propiciar uma compreensão imagética de modo que o aluno/leitor tenha, além do texto verbal, outros recursos semióticos que o auxilie na sua competência leitora. Para tanto, considera-se neste trabalho o conceito de Letramento Multissemiótico apoiando-se nos estudos de COSCARELLI (2003), ROJO (2009), COSTA (2004). O processamento da leitura no texto multimodal baseando-se nas teorias de GOODMAN (1976), SOLÉ (1998), KLEIMAN (2007), JEWITT & KRESS (2003), DIONÍSIO (2011). O conceito e a abordagem do grafite como um texto multimodal tendo como aporte teórico CANEVACCI (1993), BELTRÃO (1980), CRUZ (2004), SOUSA (2011) e a Gramática do Design Visual proposta por KRESS e van LEEUWEN (2006). Quanto ao percurso metodológico optou-se por uma pesquisa exploratória, qualitativa de caráter etnográfico, tendo como métodos escolhidos para a sua realização a Observação Participante e Grupos Focais por serem bastante amplos e versáteis.