"Helena de Troia ganha voz em poema de Margaret Atwood"
Palavras-chave: Helena. Beleza. Personagem. Identidade. Feminina.
Resumo: O objeto de estudo para este trabalho é o poema “Helen of Troy does countertop dancing” do livro Morning in the burned house (1995) da escritora canadense Margaret Atwood. Temos como objetivo geral para este trabalho, analisar o poema “Helen of Troy does countertop dancing” da escritora canadense Margaret Atwood pelo aspecto sócio-crítico, visando revelar a voz da personagem feminina neste poema. E como objetivos específicos, identificar como se dá a construção da identidade feminina dentro deste poema e avaliar a identidade feminina da personagem sob o aspecto sócio-crítico no poema supracitado. Dentre os autores nos quais nos embasamos para este trabalho, citamos Bettany Hughes (2009) para fundamentar o nosso primeiro capítulo, Hèléne Cixous (1970) que dá suporte ao segundo capítulo e Roland Barthes (2008) que nos ajuda a estruturar o terceiro capítulo deste trabalho. Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica. Como metodologia para este trabalho, temos a relação do que acontece no poema “Helen of Troy does countertop dancing”, a análise do poema de acordo com a história narrada, a interpretação do poema, comparação da análise com as concepções feministas do contexto da autora, ponderação do poema pelo aspecto discursivo, determinação do tema do poema, análise do poema pelo aspecto social, delimitação do contexto sócio cultural da história narrada e enunciação dos indícios que podem comprovar o tema neste poema. Concluímos este trabalho, afirmando que neste poema supracitado a personagem Helena é um ser ativo, que tem voz e que demonstra a sua própria identidade (conforme imaginada pela autora).