Introdução: a Atenção Primária em Saúde constitui-se como a porta de entrada, o primeiro nível de assistência no Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, o cuidado em saúde mental, a partir do estabelecimento da Rede de Atenção Psicossocial, incluiu os cuidados primários como parte de seus componentes. No entanto, ainda observa-se dificuldade/deficiência entre os profissionais quanto ao manejo ao paciente psiquiátrico. Objetivos: desvelar o conhecimento e a vivência dos enfermeiros da atenção primária acerca dos transtornos mentais; construir um vídeo educativo sobre transtornos mentais direcionado aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e Validar, em conteúdo e aparência, o vídeo educativo sobre transtornos mentais direcionado aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Método: estudo dividido em duas fases: qualitativa e metodológica. A pesquisa foi realizada no município de Teresina, Piauí, Brasil. A coleta contou com os enfermeiros da Atenção Primária em Saúde. Para construção do vídeo educativo sobre os transtornos mentais, dirigido aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, foram extraídas as informações do discurso dos enfermeiros entrevistados, bem como do “Manual de intervenções para transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas na rede de atenção básica à saúde – Versão 2.0”, além de serem complementadas por dados contidos no “Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM V”. E como referencial metodológico foi utilizado o de Kindem e Musburger. A validação do conteúdo do storyboard foi realizada mediante avaliação de juízes com expertise na área de saúde mental e de saúde coletiva, mediante os critérios de Jasper (1994), utilizando-se do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Por conseguinte, a validação da aparência do vídeo foi realizada pelos representantes do público-alvo, com aplicação do Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde. Para análise dos dados, foram utilizados os cálculos do Índice de Validade de Conteúdo, bem como o teste binomial. O projeto contou com a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados: O vídeo foi construído a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, composto por animação digital e narração em áudio, possuiu 23 minutos e 42 segundos e contemplou quatro transtornos psiquiátricos, sendo eles: depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade e esquizofrenia. Os itens avaliados pelos juízes especialistas obtiveram IVC superior a 0,8, de forma que o vídeo foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Na avaliação dos enfermeiros, mediante análise do IVC, que mostrou valores acima de 80%, exceto para o item 4, considerou-se o vídeo válido quanto ao conteúdo e aparência. Conclusão: o vídeo educativo sobre transtornos mentais direcionado aos enfermeiros da Atenção Primária a Saúde apresentou validade quanto aos critérios de Conteúdo e Aparência.