Introdução: O câncer de mama feminino é o mais incidente no mundo, com 2,3 milhões de casos novos. No Brasil estima-se 73.610 casos novos para o triênio 2023 a 2025. Um dos fatores de risco relevante refere-se à idade acima de 50 anos. A população idosa brasileira corresponde à 15,8%, e destes 55,7% são mulheres. Há necessidade de maior esclarecimento sobre os métodos de prevenção do câncer de mama e o incentivo a realização periódica de exames que compõem as estratégias de detecção precoce. O objeto de estudo desta tese de doutorado é a avaliação dos efeitos da aplicação de um vídeo educativo para a prevenção e rastreio do câncer de mama para idosas. Acredita-se que esta tecnologia educativa devidamente adaptada a esta faixa etária propiciará um aprendizado capaz de ampliar o conhecimento deste grupo populacional motivando as idosas a uma atitude preventiva referente ao câncer de mama, tendo assim uma melhor efetividade do que as orientações verbais de Enfermagem. Objetivo: Avaliar os efeitos da aplicação de um vídeo educativo para a prevenção e rastreamento do câncer de mama em mulheres idosas. Método: Estudo multimétodos, que será desenvolvido em duas etapas: Estudo Metodológico e Ensaio Randomizado Controlado. O roteiro e o storyboard do vídeo serão elaborados de acordo com manuais do Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde. O storyboard passará por avaliação de especialistas de conteúdo com uso do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e por especialistas de aspectos técnicos com uso do Instrumento adaptado de Joventino. Após alcançar validade com os especialistas, será feita validação de aparência com o público alvo, através do Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva. O vídeo válido será aplicado em estudo piloto de intervenção e comparação, com aplicação do Formulário de identificação de ações de detecção precoce do câncer de mama, juntamente com o questionário pré e pós teste, para avaliar o conhecimento de idosas sobre o câncer de mama. Logo após será operacionalizado o Ensaio Randomizado Controlado, com a tecnologia em vídeo para o grupo intervenção e orientações verbais de enfermagem para o grupo comparação. O estudo terá apoio na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer, que acrescenta qualidades instrucionais aos materiais didáticos multimídias. Conclusão: O projeto de tese de doutorado estabelece como hipótese que o vídeo educativo sobre a prevenção e rastreamento do câncer de mama alcançará um melhor aprendizado das idosas, avaliado pela adoção de medidas preventivas e de autocuidado.