As quedas constituem importante causa de morbidade e mortalidade em idosos e apresentam etiologia multifatorial. As ações de prevenção nessa população só serão possíveis quando o próprio idoso for capaz de perceber os aspectos relacionados aos riscos para esse acidente. Nesse cenário, as tecnologias educacionais tornam-se recursos que potencializam o cuidado educativo para idosos da comunidade e são pertinentes de serem utilizadas pela enfermagem em intervenções educativas. Nesse sentido, o vídeo se apresenta como ferramenta capaz de facilitar o processo educativo desse público, uma vez que oportuniza ensino autodirigido e flexível, permite a utilização de variados recursos simultâneos e possibilita o ensino em massa. O objetivo geral do estudo é avaliar a efetividade de intervenção educativa mediada por vídeo na percepção do risco de queda de idosos. Os objetivos específicos são: Construir vídeo educativo para idosos acerca dos riscos para queda; Validar o conteúdo e aparência do vídeo com especialistas da área de gerontologia e com idosos; Comparar intragrupo a percepção do risco de queda dos idosos antes e após intervenção educativa mediada por vídeo; Comparar intragrupo a percepção do risco de queda dos idosos antes e após orientações verbais de enfermagem sem o uso do vídeo; Comparar intergrupo a percepção do risco de queda de idosos submetidos à utilização do vídeo educativo com a percepção do risco de queda de idosos após orientações verbais de enfermagem sem o uso do vídeo. Trata-se de estudo multimétodos, que será constituído de pesquisa metodológica e estudo experimental, do tipo ensaio randomizado controlado. Será realizado na área de abrangência da Atenção Primária à Saúde do município de Bom Jesus, Piauí. No estudo metodológico ocorrerá a construção de vídeo educativo com orientações sobre os riscos de queda, por meio das etapas de pré-produção, produção e pós-produção. A validação do vídeo acontecerá por meio da avaliação de juízes especialistas e pelo público alvo. O ensaio randomizado controlado avaliará a efetividade de intervenção com e sem o uso da tecnologia desenvolvida. O desfecho trata-se da percepção dos riscos de queda pelos idosos, que será verificada pelo instrumento FRAQ-Brasil. A intervenção consistirá no uso do vídeo para a orientação sobre os riscos de queda, para grupo de idosos que residem no domicílio. O controle acontecerá por meio da comparação desse grupo com outro, que será exposto à orientações verbais de enfermagem sobre a mesma temática, sem a utilização do vídeo educativo. Os participantes serão alocados de forma randômica em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC), com taxa de 1:1. A coleta de dados só será iniciada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí.