A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública, portanto atividades de educação em saúde assumem importância, pois podem ter efeito positivo na qualidade de vida, promover saúde e prevenir agravos. Diante desta problemática, este estudo teve como objetivo geral avaliar uma intervenção educativa online sobre pré-natal na melhoria da qualidade de vida em gestantes adolescentes. Trata-se de estudo desenvolvido após aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (protocolo número 1.837.209) em duas etapas. A etapa 01 consistiu em estudo metodológico de construção e avaliação de objeto virtual de aprendizagem para intervenção educativa online, denominado GESTAQ, e a etapa 02 em estudo quase experimental, para avaliação da qualidade de vida em gestantes adolescentes antes e depois do GESTAQ e da satisfação quanto à sua usabilidade, nas equipes de Estratégia de Saúde da Família em Teresina, no período de outubro de 2017 a janeiro de 2017. Na etapa 1, para construção do GESTAQ, percorreu-se as seguintes fases: caracterização e identificação das necessidades de aprendizagem sobre pré-natal de 88 gestantes adolescentes, definição dos objetivos educacionais e dos conteúdos, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. A qualidade do objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal foi avaliada por 05 juízes em Enfermagem em Saúde da Mulher, por meio do Learning Object Review Instrument e para avaliação ergonômica 05 juízes em Informática avaliaram a funcionalidade, usabilidade e eficiência, analisadas por estatística descritiva. Na etapa 02 participaram 35 gestantes adolescentes, fez-se estatística descritiva das características sociodemográficas, obstétricas e de usos das tecnologias de informação e comunicação. Na avaliação da QV antes e depois da GESTAQ, pelo Instrumento de Qualidade de Vida de Ferrans & Powers, foi realizado o teste t para os escores de distribuição normal e o teste Wilcoxon para os de distribuição não-paramétrica, o nível de significância adotado foi α=0,05. Foi possível afirmar que após a GESTAQ houve melhoria significativa da QV total (p<0,001) e nos domínios saúde/funcionamento (p<0,001), socioeconômico (p<0,001) e psicológico/espiritual (p<0,001). O domínio família foi o único que não teve associação significativa. A usabilidade da GESTAQ mensurada pelo System Usability Scale, recebeu avaliação de excelência, pelas gestantes adolescentes, com média de escore igual a 94,9 ± 10,2 (IC a 95% [91,4 – 98,4]). Os resultados obtidos com o desenvolvimento, implementação e satisfação do GESTAQ, somado ao seu efeito sobre a QV, permite que ele possa ser incorporado no processo de educação em saúde com gestantes adolescentes.