O processo de ensino-aprendizagem tradicional ainda se constitui em uma realidade na formação técnica de nível médio em enfermagem. Estudo com objetivo de realizar uma intervenção na prática pedagógica para utilização de metodologias inovadoras no curso técnico em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa com utilização da estratégia da pesquisa-ação. A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social considerada como uma forma de investigação-ação. Será realizado em três instituições de ensino técnico profissionalizante, em um estado do nordeste brasileiro. O grupo pesquisado será constituído por docentes do curso técnico em enfermagem, coordenadores e pedagogos das instituições pesquisadas. Constitui critério de inclusão: Ser docente das disciplinas instrumentais básicas e/ou profissionalizantes, ser coordenador do curso de enfermagem do curso pesquisado, ser pedagogo da instituição e como Critério de exclusão: Os docentes que atuam somente em campo de prática. Para produção dos dados será realizado cinco seminários e será utilizado em três fases: introdução, desenvolvimento e conclusão. A coleta de dados acontecerá somente após autorização pelo Comitê de Ética, e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE por cada participante, com início programado para março de 2017. Para cada seminário será realizado uma ata com anotação de todo o seminário, além de registros fotográficos e gravação de todo o processo. Os dados produzidos serão interpretados a luz do referencial teórico de Paulo Freire, e o produto desses dados irão gerar novos conhecimentos que serão aplicados na pratica docente, e divulgados para a comunidade científica o novo conhecimento produzido.