HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROJETO LARGA ESCALA NO ESTADO DO PIAUÍ
História da Enfermagem; Educação Profissionalizante; Educação em enfermagem
O presente estudo é de natureza histórico-social, com embasamento teórico e metodológico na história oral em sua vertente temática. Teve como objetivos descrever a histórica do Projeto Larga Escala no Piauí; analisar a formação de recursos humanos de nível médio em enfermagem no Projeto Larga Escala e discutir sobre as contribuições e a finalização do Projeto Larga Escala no Piauí, no período de recorte de 1982 a 1996. A produção dos dados foi baseada no método de pesquisa de história oral e os dados foram provenientes de fontes primárias e secundárias A coleta dos dados foi realizada no período de janeiro a março de 2015 e teve como fontes primárias os depoimentos orais de sete colaboradoras que participaram do projeto larga escala no Piauí e aceitaram participar da pesquisa. Posteriormente a entrevista foi realizada a pós-entrevista seguido pela confecção do documento escrito, que compreende a textualização, transcrição, validação e autorização para uso e publicação As fontes secundárias foram constituídas por livros, artigos e documentos pertinentes ao contexto histórico, político e social da criação do Projeto Larga Escala. A análise foi realizada após o mapeamento das entrevistas, inicialmente foram extraídas as evidências dos depoimentos agrupando-as em dois lados e comparando-as em uma seqüência cronológica dos acontecimentos, realizando uma análise temática sobre a criação, implantação e finalização do Projeto no Piauí. Ressalta-se que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com parecer favorável de nº 39544514.90000.5214. Os resultados foram organizados em três grandes categorias que apontam os aspectos históricos da criação do projeto larga escala no estado do Piauí, do centro formador de recursos humanos e a formação de nível médio de enfermagem e discute a finalização do projeto no estado. A partir dos resultados é possível perceber que o PLE foi desenvolvido no Estado utilizando-se para isso de determinantes políticos, sociais, econômicos e históricos vivenciados na época que possibilitaram o emergir de novas reflexões acerca dessa experiência na área de formação de recursos humanos em enfermagem, deixando também um legado de integração, ensino e trabalho com perspectivas inclusivas e cidadãs com utilização de métodos ativos no processo de ensino, que serve de exemplo a atual discussão de formação de recursos humanos, principalmente em enfermagem, mas também em outras áreas.