Experiência de simulação clínica avançada em enfermagem: satisfação e autoconfiança como resultados.
Autoconfiança; Satisfação; Simulação; Educação simulada em enfermagem.
A busca por formar enfermeiros generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, fez
com que o docente evoluísse no modo de transmissão e construção do
conhecimento, utilizando para isso de novas estratégias pedagógicas. Nesse
sentido, a experiência de simulação avançada surge como uma poderosa
ferramenta para a construção do conhecimento, habilidades e atitudes do estudante
por meio do pensamento crítico sobre a situação vivenciada. Assim avaliar os
resultados dessa estratégia de ensino (satisfação e autoconfiança) torna-se
importante ao ponto de quanto maior o envolvimento do estudante no processo
maior será sua motivação. Objetivou avaliar a satisfação e autoconfiança dos
estudantes de enfermagem em experiências de aprendizagem por meio da
simulação avançada. Fundamentou-se o estudo no modelo de Simulação da
National League for Nursing/Jeffries, na evolução do ensino de enfermagem, na
simulação como estratégia de ensino e na avaliação da satisfação e autoconfiança
como resultados da simulação clínica. Trata-se de um estudo descritivo, transversal
e com abordagem quantitativa. O local ocorreu em um espaço virtual por meio do e-
mail. A população constitui-se de estudantes do último ano e egressos do anos de
2013 e 2014 do curso de enfermagem, sendo amostra do tipo não probabilistica por
julgamento. A coleta ocorreu de dezembro 2014 a janeiro 2015 com o envio por e-
mail do instrumento Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning traduzido
para o português brasileiro. Utilizou-se a ferramenta Google Drive. 43 estudantes
participaram do estudo. O instrumento copilado possui 13 itens: satisfação (5) e
autoconfiança (8) mais 3 perguntas sobre o perfil sociodemográfico. A análise
estatística foi realizada por meio do SPSS, versão 18.0, utilizando os testes de
Pearson, T-Student e Anova. Predominou o sexo feminino (83,7%) entre 21 e 23
anos (72,1%). Não existiu diferença significativa entre os sexos para a satisfação
(p=0,600), mas sim para a autoconfiança no sexo masculino (p=0,043). Obteve-se
concordância com a afirmação em todos os itens referentes a satisfação (>53,5%).
Autoconfiança foi positiva com apenas um item com resultados abaixo do esperado,
tendo uma variação de 41,9 a 67,4% dos que concordaram com as afirmações.
Obteve-se alpha de cronbach com valor de 0,652. O gráfico de dispersão mostrou
que existe correlação entre as variáveis relacionadas à aprendizagem. Em virtude
dos fatos mencionados, percebeu-se níveis elevados de satisfação e autoconfiança
da aprendizagem nos estudantes, ratificando a experiência de simulação avançada
como estratégia de ensino que oferece ao estudante a oportunidade de aprender
conceitos teóricos e práticos em um ambiente completamente seguro contribuindo
para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.